"Uma a Uma" releitura do significado dos Arcanos do Baralho Cigano









O Cavaleiro ou Valete: Dentro da afirmativa é uma indicação de boas notícias porém um pouco longe, pode ser considerado uma mudança na residência do indivíduo bem como a vinda de alguém de um país estrangeiro. Esta carta traz boa sorte consigo enquanto não esteja arrodeada de cartas infaustas, cartas ruíns. 

Partindo da analogia acima pode-se constatar que a leitura não deve ser feita somente baseada nesses aspectos teóricos. A influência e sintonia do mentor responsável pela assertiva das idéias é que passa para  a pessoa que vai se consultar  um aspecto mais real em relação ao problema ou questionamento que a mesma faça.
É indispensável nesse momento um referencial e sintonia com a egrégora cigana (no plano espiritual / psíquico) bem como o desenvolvimento do médium para uma leitura eficaz e verdadeira.


O Trevo da Sorte ou A carta de Paus: Dentro da afirmativa indica uma momento de ventura, cercado de nuvens ou cercado da carta de número seis (Nuvens) pra ser bem mais claro, anunciam grandes desgostos no sentido amplo da palavra. Se esta carta estiver perto daquela designa a pessoa, este desgosto durará muito tempo porém ao final do ciclo existirá o êxito tão esperado.

Pode-se afirmar sim que a carta do Trevo da Sorte é uma carta positiva a não ser que no jogo de sete cartas ou no jogo completo ou seja todos os 36 arcanos do baralho cigano a mesma venha ser considerada como a carta do desgosto se antes dela a mesma vier acompanhada pela carta de número seis (Nuvens) podendo ser neutralizada por cartas de aspectos positivos ou seja, a de número um o Valete ou a de número 22 a carta do caminho e a carta de número 31 que é a carta do sol. Tudo isso também depende da orientação adquirida do plano etéreo plano espiritual podendo facilitar uma melhor leitura do jogo apresentado para solucionar algum problema ou responder a algum questionamento.


 O Navio: Dentro da afirmativa é um anuncio de uma conquista de riquezas, que alcançar-se-á no comércio ou com uma herança; achando-se longe do consulente, denota também uma viagem.
Diante desta afirmativa e partindo do princípio de como o jogo esteja sendo analisado, esta carta é uma carta que anuncia mudanças no campo financeiro do consulente estando próxima ou longe,  podendo estas mudanças serem a curto ou longo prazo quando acompanhada de cartas positivas e ou negativas. E de que tipo de pergunta ou análise que o consulente deseja saber.





A casa: Dentro da afirmativa real a carta da casa significa um prenúncio de felicidade e realizações mesmo que a situação atual do consulente esteja de uma certa forma enfrentando situações difíceis de se resolver a curto prazo. Esta carta aparecendo no meio do jogo ou embaixo do consulente no jogo completo dos 36 arcanos serve de advertência e cautela no presente atual.
Existem várias formas de se consultar o baralho cigano, usando sete cartas para pedir uma afirmativa ou abrindo o jogo completo para ter uma análise ampla da situação do consulente. Essas são as duas formas que eu utilizo no meu jogo. A carta da casa aparecendo no jogo de sete cartas é diferente de como aparece no jogo completo, é imprescindível que a análise seja feita de forma bastante coerente e principalmente deixando que a egrégora espiritual cigana responsável pelo oráculo atue procurando sempre explicitar as reais necessidades do consulente.





A árvore: Longe da pessoa é um sinal de boa saúde, mais perto desfaz qualquer dúvida sobre o cumprimento dos seus desejos e sobre a sua futura felicidade.
Como analisar a carta diante das duas formas de jogar visto que a árvore é uma carta positiva e de afirmativa não só no campo da saúde como do campo de realizações pessoais e no amor. A árvore dá frutos e os frutos podem ser bons ou ruíns, a análise adequada pode sim trazer uma resposta bem prática e bem rápida da situação que o consulente está enfrentando. A árvore pode confirmar tanto um casamento como uma mudança de emprego quando acompanhada de cartas positivas ou negativas sendo que na segunda opção existirá obstáculos a serem vencidos pelo consulente.




As Nuvens: Esta carta tem como todos arcanos duplos significados a depender da posição que a mesma apareça no jogo. Quando o lado claro está a direita do consulente simboliza a vinda de novas notícias "positivas" quando o lado escuro está a direita do consulente simboliza a vinda de notícas a contra gosto do consulente.
As nuvens em si traz diversos significados "Brumas" "Névoa" "Sombra" "Negrume" sempre incitando um certo temos naquilo que venha a se construir tanto no campo afetivo como no campo material. É importante ressaltar que esta carta quando acompanhada  do Valete carta de número 1 ou a carta do Sol a de número 31 é realmente positiva e eficaz na vida do consulente. É importante a todo momento prestar atenção na leitura mental do "Cartomancista" pois o jogo aliado as intuições momentâneas formam idéias mais sólidas e mais fáceis de serem interpretadas.



 A Cobra: Esta carta tem como todos arcanos de  duplos significados a depender da posição que a mesma apareça no jogo. Quando perto do consulente ela traz consigo um emaranhado de confusões, perdas, traições e na maioria das vezes é prenúncio de desgraças.
É importante ressaltar que mesmo a carta de número 7 quando aparece no jogo venha acompanhado de cartas digamos que positivas, uma simples análise não é o bastante para verificar o caminho que o consulente deverá seguir em detrimento as situações que venham a surgir na sua vida. Seja no lado material, no lado amoroso como no lado espiritual é importante se pensar que se deve através do pensamento positivo e emanação fluídica tentar a todo custo neutralizar esse mal seja ele físico ou espiritual.




Se assustar com tal leitura do arcano, só dependendo de onde a carta se coloque a nível temporal no jogo de sete cartas passado, presente, futuro ou no jogo completo podendo ser também prenúncio de traição amorosa, ou alguém bem próximo querendo lhes dar um golpe financeiro.


 O Ramalhete:  Um dos arcanos que tem um significado muito rico e independe da sua posição no jogo do consulente. Significa muita felicidade em todos os sentidos podendo ser simplesmente abalada mas nunca rejeitada.  
O Ramalhete significa a felicidade plena em todos os aspectos da vida do consulente podendo ser ou não retardado com o aparecimento da carta "Nuvem" quando a mesma venha também acompanhada de uma carta de representação negativa como a "Cobra" podendo ser ressignificada através da leitura de sete cartas bem como na abertura de todo o baralho.


A Foice:  É uma carta que anuncia um grande perigo de que pode salvar-se quando rodeada de cartas positivas. 
A Foice é uma carta negativa sim porém a depender da posição que ela se encontre no jogo "simples" de sete cartas ou o jogo completo com os 36 arcanos pode-se ou não ser neutralizada de acordo com as cartas que a acompanha.



Verga:  Uma carta que significa discórdia na família e pede um certo cuidado doméstico pois as desavenças entre conjuges pode acontecer. Também precede doenças, febres, moléstias prolongadas.
Esta carta é anulada quando acompanhada de cartas positivas no jogo dos sete arcanos que volto a dizer é um jogo simplificado porém de uma grande riqueza de interpretação.


Os pássaros:  Significa fadigas que se terá de vencer, porém de curta duração. Longe da pessoa ou acompanhada por cartas positivas trazem prenúncio de uma viagem feliz.
É uma carta de leitura dúbia e inconstante pois o seu significado oscila a depender da carta que a precede.


A criança:  Este arcano do baralho denota que a pessoa anda sempre em boas companhia e que é repleta de sentimento de bondade para com os outros.  
O lado o oposto desta carta é que a proporção que não dosamos o nível de amor pelo outro acabamos não deixando que esse amor se perpetue ou se transforme em uma troca positiva. Também pode chamar a atenção a supremacia dos bons sentimentos e a necessidade de uma busca intensa de equilíbrio.


A Raposa: Quando se achar perto da pessoa, esta deve precautelar-se das pessoas com quem tem relações, porque algumas de3las querem nos enganar. No caso contrário não haverá perigo.
Como será esse caso contrário? também é uma questão de interpretação e a necessidade intensa de uma análise mais direta na posição em que o arcano se encontra e o que lhe antecede.
No jogo completo de 36 cartas "arcanos" é importante também verificar se a raposa encontra-se no passado, no presente, no futuro ou em uma situação vindoura.



O Urso: designa felicidade, também avisa que se deve evitar a companhia e conversa com  os que nos tiveram inveja. 
O Ser "humano" é dotado de dois lados, o negativo e o positivo, digamos que a carta Urso é o indivíduo à busca do equilíbrio, o lado negativo aflorado, a busca intensa pelas respostas.


A Estrela: Confirma o bom êxito de todas as empresas e instânacias; estando porém rodeada de nuvens, denota uma longa série de acontecimentos infelizes.
É uma carta que deve-se ter muita atenção pois é a carta que intensifica o recado entre a espiritualidade e o consulente, nesse aspecto o consultor deve estar com a mente pura e em estado de concentração para verificar a mensagem dada por esta carta no jogo.


Também é de conotação conjugal a nível de relacionamentos amorosos a depender de onde a carta encontre-se no jogo e também a carta que lhe precede.



O cão: Muito perto assegura uma amizade fiel, quando bem longe, significa traição, circundado de nuvens adverte que não podemos fiar-nos naqueles que se dizem nossos amigos.
Deve-se ficar atento "o consulente" ao primeiro intuito mental, ideia inicial que se forma na cabeça, primeira orientação dada do tipo (seguir sua intuição, a primeira intuição) não dar muito ouvido as pessoas que de uma certa forma influenciam de forma negativa em sua vida.



Torre alta: Permite esperar uma velhice longa e feliz, rodeada porém de nuvens pressagia uma doença e mesmo a morte, conforme as circunstâncias.
Denota também um vínculo antigo com o passado distância (vida passada comum/vidas passadas processos reencarnatórios) nesse caso não só a interpretação do consultor mais sim também um contato direto com esses guias ou entidades amigas que nos proporciona a paz e desenvolvimento.



O Jardim: Anunciam uma boa e grande companhia em que participaremos; quando mutio perto da pessoa assegura uma amizade duradoura. Esta longe avisa que  devemos resguardar-nos dos amigos falsops.  
Também uma carta muito direta sem meias delongas.


Montanhas: Perto da pessoa faz-nos recear um inimigo poderoso, achando-se longe podemos contar com amigos fortes.  
Uma carta de significado dúbio a depender de em que circunstâncias ela se apresente no jogo: seja ele com sete arcanos ou com todos os 36 arcanos abertos.




O(s)  caminho(s): rodeados de nuvens são sinais de desventura, mas esta carta longe da pessoa são meios que encontramos para nos livrar-nos de um perigo iminente.
É bom lembrar que existem várias interpretações para o baralho cigano tanto no jogo dos sete arcanos para um pergunta simples do tipo (sim e não) podendo também ser enriquecida com outras interpretações (passado/presente/futuro próximo simplificado)



O rato: É um sinal de furto, estando perto da pessoa recuperar-se-á o produto do furto  quando porém longe esta perda será irreparavel.
Existem vários tipos de furtos que devem ser avaliados: O furto da liberdade, o furto de um amor passado (tudo isso deve ser analisado criteriosamente) para que não hava dúvidas no jogo tanto dos sete arcanos como nos de 36 arcanos.


Coração: Perto ou longe da pessoa significa aligria, felicidade e concórdia.
Também é uma carta que pode anular muitos significados negativos em leituras de sete cartas .


O Anel: Do lado direito da pessoa indica um casamento feliz com um dote esplêndido ou seja uma relação onde não haverá perdas materiais nem emocionais, porém longe e ou do lado esquerdo significa o rompimento de um enlace ou separação de dois amantes.


Livro: Comunica um segredo muito importante que poderá ou não ser revelado de acordo com a posição que aparecer no jogo.deve-se porém proceder com cautela na sua interpretação. Os segredos podem ser ligados a um passado distante que queira manifestar-se naquele exato momento.


A carta: Sem nuvens significa uma boa sorte que nos há de vir por meio de boas notícias de longe, havendo porém nuvens escuras perto da pessoa estas lhe causarão muita aflição.
A carta sempre é sinal de notícias que estão por vir podendo ser ou não agradáveis.



O Cavalheiro: É a carta dominante do baralho, bem como a seguinte carta nº 29 denotando-nos a boa ou má sorte da pessoa que consulta cartas sobre os acontecimentos futuros. 




A Dama: é a da mesma importância. Da sua posição no jogo depende tudo, apesar dos manejos e da perspicácia da pessoa que abre as cartas.




Lírios: Denotam uma vida feliz, quando rodeados de nuvens significam algum desgosto doméstico. Encontrando-se esta carta acima da pessoa denota virtude, abaixo dela põe em dúvida a sua honestidade, seu caráter, seus princípios como ser social.;



O Sol: Estando perto alumia com os seus rais e faz nascer a fortuna. Quando esta carta se achar longe do consulente refria, traz desânimo em todas as empresas e dá tristeza.
É uma carta positiva no baralho cigano mesmo estando no passado, presente ou em uma prévia do futuro no jogo de 36 arcanos, vale ressaltar que a conjuntura de cartas negativas aliadas a interpretação do consultor diante do assunto citado faz com que o mesmo se torne algo distante na conquista porém nunca se deve perder o ânimo nem a vibração positiva para presentes e futuras realizações.
O destino vem traçado mas o consulente "o ser" na sua totalidade é dotado de merecimentos de acordo com a postura tomada nesta reencarnação.



A Lua: A carta da sedução, dos amores secretos, das paixões,  também é sinal de grandes honras e conquistas quando a mesma se achar próximo ao consulente ou em leituras presentes também representando tudo aquilo que o consulente tem a receber do seu destino de acordo com os seus merecimentos. Quando afastada significa aflições.






A chave: Quando perto, anuncia o bom êxito de algum negócio, longe porém significa o contrário. Esse é um significado único cujo a sua alternância requer uma maior sensibilidade do consultor para detectar algo que está oculto no caminho do consulente.





O Peixe: É sinal de fartura e abundância, uma fortuna vinda pelo mar e uma série de empresas felizes. Achando-se longe, são tristes novas de que se malogram os melhores projetos. 




Âncora: É sinal de que alguma feliz empresa por mar, grandes lucros em negócios e também simboliza o amor fiel e sólido, estando porém longe significa ilusão completa de idéias e amor de borboleta. Aquele que chega intensamente e simplesmente some das suas mãos em pequeno espaço tempo deixando marcas profundas.




A Cruz: Anuncia sempre algum mal, quando se acha bem perto da pessoa. Torna-se provável que a desgraça seja de pouca duração, deve-se prestar bem a atenção em pequenos sintomas corporais que se apresentam a nível de doenças para que não venha a se agravar no futuro, também esta carta pede ao consulente que ele fique atento às intuições não induzidas, aquelas que aparecem do nada no campo mental e depois é coberta automaticamente por diversos fatores do dia a dia.
Dentro de outras simbologia como na Umbanda, na Quimbanda e no Candomblé também é prenúncio de que o consulente esteja passando por transtornos obsessivos ocasionados por induções espirituais bem como uma obsessão de encarnado para com encarnado. A depender do tipo de jogo que seja colocado, sete arcanos ou 36 arcanos, deve-se dar uma intenção mais densa na posição em que esta carta se encontre.


Iniciando o jogo


As cartas deverão ser passadas da mão do consultor para as mãos do consulente  após os procedimentos individuais e específicos de cada um que vai fazer a leitura das cartas. Pede-se que primeiramente o consulente volte seus pensamentos para o problema a ser discutido no momento do jogo, ele vai embaralhar várias vezes sempre mentalizando aquilo que se quer saber e também o que o baralho tem a nos dizer. Após embaralhar as cartas o consulente vai por o montante sobre a mesa e cortar em duas partes.

Curiosidades a respeito do consulente: A maneira que ele corta as cartas é logo identificado o apego ao passado ou ao presente. Isso é muito importante de se observar.




(Montante após embaralhar e já em processo de corte e início de leitura) 



(Exemplo de leitura simplificada ou digamos a leitura sim ou não com os sete arcanos)  

As representações nesse tipo de jogo tem a seguinte funcionalidade. As duas primeiras cartas significam as influências do passado, algo que aconteceu que gerou situações presentes. Nesse caso do jogo querendo uma afirmativa é muito importante verficar qual o tipo de carta que saiu no passado pois são elas que vão embasar a resposta final. As três cartas vindouras reflete a situação no presente, geralmente toca já no ponto do problema confirmando positivamente ou negativamente o que foi perguntado. As duas cartas finais são referentes a uma prévia do futuro, um futuro próximo onde a atuação do consulente irá transformar o jogo no caso se for negativo ou acelerar o processo dos acontecimentos através de vibrações ou intuição.

Comentários

Nely disse…
Eu gostei da forma como vc ensina essa leitura de 7 cartas. Vou tentar depois. :)
Emmerson Morvan disse…
Obrigado Nely, tento sempre embasar o jogo em experiências tidas por mim, mais na frente vou está implementando mais esse assunto de uma forma bem clara e bom concisa...
Luiz Go disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
perguntei os sentimentos dele por mim. saiu navio cigana e sol. ele acha que sou rica e tem interesse e nao amor?
Marina Rocha disse…
Eu gostaria de saber qual o lado claro e o escuro das nuvens.

Postagens mais visitadas deste blog

Cigana Esmeralda, Nomes ciganos, significados e dominações...

Usos, costumes e crenças do povo das estrelas...Parte II

Numerologia cigana e espírito cigano guardião